Conheça nossa rede interdisciplinar de colaboradores

Idealizador e criador do site Vegetarianismo Ambiental.
Graduado em Gestão Ambiental pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP), é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE -USP). 
Pesquisador nos temas de vegetarianismo e meio ambiente, impactos ambientais da pecuária industrial e, especialmente, nas controvérsias sociotécnicas envolvidas em tais assuntos.  
Além da pesquisa científica, desenvolve projetos relacionados com sustentabilidade na alimentação, educação ambiental, divulgação científica dentre outros.

É Gestor de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Mudança Social e Participação Política pela mesma casa (USP) e Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI (pelo SENAC-SP), possui experiência em análise, formulação, desenho de processos, acompanhamento e avaliação de políticas públicas. De formação versátil (tendo atuado nos três setores), é alguém que acredita na importância da formação política e filosófica para a construção de indivíduos humanizados, protagonistas de sua vida doméstica (privada) e cidadã (pública).

paulo.abreu.paiva@gmail.com

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade na Universidade de São Paulo (USP-SP) e aluna do curso de Pós-graduação "Lato-sensu" em MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável à distância pela UniCesumar. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em 2015, contemplando Iniciação Científica, Monitorias, período de 12 meses pelo Ciência Sem Fronteiras na Universidade de Strathclyde (Glasgow, Escócia, Reino Unido), Estágio Profissional em Recicladora de PET, Trabalho de Conclusão de Curso em Análise do Ciclo de Vida, Projeto de Extensão e Prêmio em Sustentabilidade. 

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Mestrando em Ciência Ambiental pelo IEE/USP. Co-fundador do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU) do IEA-USP. Como docente ministrou cursos de curta duração sobre plantas alimentícias não convencionais e agricultura urbanas no Serviço Social do Comércio (SESC) Tem interesses na área de etnobotânica, agroecologia, horticultura, alimentação enquanto patrimônio cultural, gastronomia típica e espécies com potencial alimentício.
Especialista em PANC's (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), é cozinheiro, criador e idealizador do blog Matos de Comer. 

Médica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com especialização em Nutrologia. Possui amplo conhecimento sobre a relação entre saúde, nutrição e vegetarianismo, além de grande experiência no atendimento de pacientes vegetarianos, além disso, palestra e ministra cursos sobre estes temas. Luiza é, também, fundadora da Nutriohm e é engajada em diversos projetos envolvendo alimentação saudável e vegetarianismo.

Bacharel em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tem atuação e experiência em planejamento ambiental e em patrimônio cultural. Possui profundo interesse sobre as dinâmicas espaciais e territoriais que ocorrem no país e escreve sobre o tema de uso e ocupação do solo.

danilopsato@gmail.com

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduando em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Gilberto é também professor de Química Ambiental pelo Centro Paula Souza, além disso atua como educador, terapeuta e chef.

Bacharela em Gestão Ambiental pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP) especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos pelo Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Técnica em Saneamento pela Escola Técnica Getúlio Vargas (ETEC GV) Técnica em Sistemas de Saneamento pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Regina também é feminista e vegana há mais de 17 anos, ativista da causa animal e ambiental.

neryveg@gmail.com

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. 

Bacharel (2013) em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Desenvolveu estágios no âmbito de graduação (2011-2013) no Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IF-SP), e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA-PMSP). Obteve título de Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PROCAM-IEE-USP) onde atualmente desenvolve Tese de Doutoramento (2017). 

bruno.avellar.lima@gmail.com

Formado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, formado em Nutrição e Dietética na ETEC Carlos de Campos. Atua como Nutricionista no Centro Dia para Idosos - Adoniran Barbosa, e também trabalhou como nutricionista na GRSA. Marcelo valoriza a alimentação como aspecto social, cultural, de lazer, de prazer e de saúde. Interessado em promover debates sobre hábitos alimentares e seus impactos individuais e globais.

nutrimao@gmail.com

Graduada em Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP) e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora sobre o tema de gestão de resíduos sólidos orgânicos.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do IEE - USP com período sanduíche na Université Laval, Québec, Canadá (área de pesquisa: governança da água e políticas públicas). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Acompanhamento de Governança Ambiental do IEE USP. Foi professora dos cursos superiores de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e do curso de Meio Ambiente no SENAC. Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP (2009) e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas na UFSCar (2006). 

analucia_spi@yahoo.com.br

É Gestor Ambiental formado pela Escola de Artes Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (EACH USP). Educador há quinze anos, tendo trabalhado em projetos como Trampolim Teens, da ONG TUTU. 
Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental. É entusiasta do vegetarianismo, alimentação saudável, prática de esportes e sustentabilidade. É professor e tradutor, cuida das traduções e localizações de textos acadêmicos e de conteúdo para divulgação científica. Atualmente pleiteia uma vaga no mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (PROCAM-IEE-USP), na área de Gestão de Recursos Hídricos.

henrique.filhodegaia@gmail.com

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM - USP). Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Senac - São Paulo) (2015). Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2012). Pesquisador do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca da ESALQ-USP. Atua na equipe pedagógica do Curso de Especialização Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis e como Educador Ambiental do Projeto Albatroz, sendo responsável por coordenar as ações do Coletivo Jovem Albatroz. Principais temas de atuação: transição para sociedades sustentáveis, educação ambiental, diálogo, juventude e conservação marinha.

Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e ativista pelo direito dos animais e direitos humanos. É vegana há 9 anos e atleta de fisiculturismo. Além da questão ambiental, busca conscientizar as pessoas em relação à questão nutricional da alimentação vegana, principalmente relacionada ao esporte.

Possui Mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2016); Graduação em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2013). Foi bolsista de mestrado da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - para o desenvolvimento de sua dissertação sobre as relações entre a divisão sexual do trabalho e a injustiça ambiental no contexto do cotidiano de mulheres catadoras de materiais recicláveis. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS). Tem interesse em Gênero, Justiça Ambiental, Resíduos Sólidos e Cooperativismo.

Mestre em Ciência Ambiental pelo Intituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, com dissertação sobre o decrescimento econômico e os países do Sul global. Atua como analista na consultoria Ecosynergy na área de capacitação e criação de metodologias participativas para o ensino dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Trabalhou na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, na área de economia solidária, autogestão e cooperativismo. Graduado em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, cursou a modalidade Graduação Sanduíche na Universidade de Leeds, no Reino Unido, no Bacharelado em Sustentabilidade e Gestão Ambiental como bolsista da CAPES pelo Programa Ciências Sem Fronteiras. Atuou no Instituto Pólis de assessoria em políticas públicas e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Doutorando em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP, MBA em Marketing pela ESPM-SP, Especialista em Marketing Político e Campanhas Eleitorais pela FESP e graduado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP (1995). Atualmente sou professor do Senac e da PUC em cursos de pós-graduação. Meus interesses atuais de pesquisa são: inovação sistêmica e transições sustentáveis, educação ambiental, ideologias alimentares e direitos animais. Vegano. Filiado ao Pessoas - Animais - Natureza (PAN), partido animalista português.

1 / 1

Please reload

© 2018 Vegetarianismo Ambiental por Ravi Orsini C. de Souza.

A reprodução, duplicação, publicação e qualquer utilização não autorizada do conteúdo deste site é estritamente proibida. Links e trechos podem ser utilizados mediante a citação de "Ravi Orsini (Vegetarianismo Ambiental)" junto ao nome do(s) outro(s) autor(es) envolvido(s), com link para conteúdo original.

RSS Feed
  • Facebook
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon