"O que vegetarianismo tem a ver com meio ambiente?"

"A pecuária causa muitos problemas ambientais?"

"Podemos continuar nos alimentando como fazemos?" 

"Como consumir proteínas de forma mais sustentável?"

Esses são exemplos de algumas das muitas questões que são esclarecidas pelo site Vegetarianismo Ambiental. O objetivo é, sobretudo, informar. Não de forma jornalística ou puramente ativista, mas, através de conhecimento científico existente sobre os temas abordados. 
 

A iniciativa surgiu como uma das consequências da pesquisa de mestrado de Ravi Orsini Camargo de Souza, Gestor Ambiental formado pela Escola de Artes Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP) e mestrando em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE - USP), pesquisador dedicado à compreender a relação entre vegetarianismo e meio ambiente, os impactos ambientais da pecuária industrial e as controvérsias científicas envolvidas nestes assuntos. 

No entanto, muito além de que uma inciativa individual, o vegetarianismoambiental.com.br é fruto de um esforço coletivo de uma rede de colaboradores especialistas em diversas áreas de conhecimento sobre meio ambiente e outros temas. São pesquisadores, educadores, gestores, professores, médicos, nutricionistas e diversos profissionais preocupados com a insustentabilidade do modelo econômico do agronegócio atual e, sobretudo, com os problemas socioambientais causados pela pecuária industrial.

A produção de carne em escala industrial é uma das atividades que mais consome recursos naturais, ocupa territórios, desmata, ameaça a biodiversidade e polui em todo o planeta. A pecuária é um dos dois ou três setores que mais causa impactos ambientais globalmente, da escala local à global, e, apesar disso, as projeções futuras indicam que a demanda mundial por carne pode dobrar até 2050.
Por conta de todo esse cenário preocupante (e frequentemente aliado a questões éticas e de saúde) cada vez mais pessoas em todo o mundo estão deixando de consumir carne e outros alimentos de origem animal no intúito de reduzir significativamente os impactos ambientais de sua alimentação.

No entanto, maior parte da população não sabe da íntima ligação entre a indústria de produção animal e os grandes problemas ambientais modernos. Tão pouco compreende os grandes benefícios socioambientais que uma redução generalizada do consumo de carne pode trazer para a humanidade. Isso acontece porque, além de haver muita desinformação, controvérsias e notícias sem embasamento científico sobre o tema circulando diariamente, existe um lobby muito forte das empresas pecuaristas e seus associados sobre a mídia, a política, ONG's e diversas outras instituições que são estratégicas no que diz respeito à maneira com a qual entendemos e agimos sobre o meio ambiente.
A consequência socioambiental de altas taxas de consumo de carne em uma população que só aumenta é um "elefante na sala de estar", ou seja, uma "
verdade inconveniente" muito perigosa que escolhemos ignorar, a qual pode crescer e crescer até que gradativamente nos esmagará.
 

O vegetariansmoambiental.com.br pretende mostrar e divulgar tudo o que há de relevante para saber dentro desse assunto tão importante, extenso, complexo e espinhoso. Para isso, usamos basicamente informação científica moderna sobre o assunto. Nenhum conteúdo, dado, ou informação relevante é apresentado sem embasamento acadêmico significativo ou sem referências bibliográficas.


Apesar do nome e proposta do site, nosso conteúdo preza, antes do entusiasmo pelo vegetarianismo, pela coesão científica do que é apresentado e pela maior multiplicidade de pontos de vista possível. Por isso contamos com uma rede interdisciplinar e diversificada de colaboradores que são, antes de mais nada, especialistas nos temas específicos abordados no site, sendo eles vegetarianos, semi-vegetarianos, veganos e onívoros.


Aprenda, estude, entenda, compartilhe, conscientize-se e politize sua alimentação.
Uma nova forma de se alimentar não é apenas possível, mas necessária.

© 2018 Vegetarianismo Ambiental por Ravi Orsini C. de Souza.

A reprodução, duplicação, publicação e qualquer utilização não autorizada do conteúdo deste site é estritamente proibida. Links e trechos podem ser utilizados mediante a citação de "Ravi Orsini (Vegetarianismo Ambiental)" junto ao nome do(s) outro(s) autor(es) envolvido(s), com link para conteúdo original.

RSS Feed
  • Facebook
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon